Postagens populares

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Agrishow - a maior feira de agronomia da américa latina por : João Miguel ( SENAR AGUDOS )


17 ANOS DE DE SUCESSO!

4 de maio de 1994 - Primeira edição da Agrishow Ribeirão Preto, que mudaria o rumo do agronegócio brasileiro

O principal fator do sucesso da Agrishow foi a adoção do conceito de feira agrícola dinâmica, isto é, uma feira que não fosse apenas uma exposição estática, mas com demonstrações de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas em ação. Esse novo tipo de evento, em que o produtor rural tem a oportunidade de avaliar o desempenho dos equipamentos em condições reais de operação, era a principal característica do Farm Progress Show, nos Estados Unidos, e da Expochacra, na Argentina. No Brasil, a primeira experiência desse novo tipo de feira tinha sido feita pela Expodinâmica, um evento realizado em duas oportunidades – primeiro em Londrina, PR, e depois em Uberaba, MG – organizado por iniciativa de Brasílio de Araújo Neto, proprietário rural e presidente da Sociedade Rural do Paraná, em parceria com a empresa responsável pela organização da feira argentina. “A Agrishow foi uma forma de repensar as feiras. Antes de sua criação, as feiras agrícolas eram realizadas junto com feiras de pecuária, e tinham shows de artistas, onde corria muita bebida”, recorda Shiro Nishimura, presidente da Máquinas Agrícolas Jacto. “Nós que vendemos bens de capital queríamos um ‘palco’ diferente. Até a Agrishow surgir, nós sentíamos falta de uma feira específica para o nosso segmento, porque não queríamos continuar vendendo máquinas até a meia noite. Queríamos uma feira que nos permitisse mostrar aos nossos clientes finais qual era a utilidade do nosso produto para eles.O presidente da Jacto também considera que a Agrishow acabou nascendo da combinação de idéias de Ney Bittencourt, de Roberto Rodrigues, dos associados da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas e da diretoria da Abimaq.

Projeto Agrishow

A idéia da criação de uma feira dinâmica começou a ser formalmente tratada numa reunião realizada no dia 22 de maio de 1993. Isso acorreu na sede da Carborundum, em Vinhedo, SP, presidida por Ivan Pupo Lauandos, diretor dessa empresa e então presidente do DNMIA – Departamento Nacional de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, depois transformada na atual Câmara. Nessa reunião, que contou com a presença de representantes da Anfavea, Marchesan, Baldan e Jumil, tratou-se da “Exposição Nacional Dinâmica de Máquinas e Insumos” e ficou decidido que a Abimaq, Anfavea, Anda, Andef e Abrasem deveriam ser envolvidas no projeto, as quais seriam contatadas após a identificação de uma empresa organizadora. Também ficou decidido que a primeira edição seria realizada no estado de São Paulo e que ela deveria ser uma feira “essencialmente de negócios”. Na reunião realizada em 22 de junho, na sede da Abimaq, entre representantes das entidades e das empresas fabricantes, foram definidas as primeiras providências práticas, como uma consulta às entidades e uma pesquisa sobre as empresas organizadoras com experiência para realizar o evento. “Todos os que estiveram envolvidos nessas primeiras reuniões buscavam tornar realidade uma feira dinâmica, tomando como exemplo a Farm Progress Show, que todos tínhamos visitado”, recorda Ivan Lauandos. “Havia um consenso quanto à idéia de que deveria ser uma feira menos política e mais técnica, e que em hipótese alguma poderia ter shows, como costumava acontecer nos eventos agropecuários que se realizavam naquela época no Brasil.” Na reunião seguinte, realizada em 27 de julho, a Abag, a SRB, a Anfavea e a Abimaq confirmaram sua intenção de participação no evento que, naquele momento, ficou provisoriamente denominado “1ª Feira Dinâmica de Máquinas Agrícolas”. Os representantes dessas entidades também decidiram reiterar o convite de participação à Anda, Andef e Abrasem.

Nome e local

O nome Agrishow, sugerido por Celso Luís Casale, foi escolhido para denominar definitivamente o evento na reunião realizada em 3 de agosto, também na sede da Abimaq. Na ocasião também se tentou definir o local da feira, tendo sido sugeridas, por ordem de preferência, as cidades de Ribeirão Preto, São Carlos e Araras. Embora a maioria dos presentes preferisse a primeira, ainda não havia uma definição quanto à propriedade a ser utilizada. Enquanto isso, já tinham sido realizadas conversações com a Embrapa para uma possível realização da feira na Fazenda Canxim, em São Carlos. Deliberou-se então que a comissão se reuniria em Ribeirão Preto no dia 10 de agosto, para visitar as propriedades disponíveis nessa região, e que, não havendo consenso sobre um local apropriado nesse município, a feira seria realizada em São Carlos. A reunião realizada em 14 de setembro de 1993, na Estação Experimental, pode então ser considerada como a data inicial para a implantação da feira em Ribeirão Preto. “A grande realização da Agrishow foi promover a primeira grande reunião de todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio do Brasil. Isso permitiu uma aproximação maior de todas as áreas envolvidas e uma compreensão maior dos problemas de cada uma das áreas e a busca de soluções comuns”, declarou o ex-presidente da Abimaq, Luiz Carlos Delben Leite. “A partir desse ponto, uma série de outras etapas foram alcançadas. A Agrishow hoje é um sucesso absoluto, o que pode ser constatado pelo crescimento do público a cada ano. Nós começamos com 17 mil pessoas em 1994 em 2008 atingimos 140 mil. Este sucesso foi alcançado pela utilidade que Agrishow representa para essas pessoas, porque nela se reúnem hoje em dia todos os principais lançamentos de máquinas, implementos, sementes, defensivos, fertilizantes, enfim de todas as tecnologias que estão sendo colocadas à disposição do agricultor e do pecuarista brasileiros.

Evolução constante

A Agrishow é tradicionalmente realizada na semana que compreende os últimos dias de abril e o início de maio, de segunda-feira a sábado. Ou seja, num período em que os agricultores estão terminando de colher a safra anterior e se preparam para a próxima. O momento mais indicado para a tomada de decisões sobre novas aquisições de máquinas, implementos e demais insumos. Nessa época, eles também têm mais disponibilidade de tempo para se afastar de sua propriedade e visitar a feira. Desde 1994, os produtores rurais brasileiros têm comparecido de uma forma maciça e crescente a Ribeirão Preto. As empresas, que logo perceberam que a feira vinha se constituindo num palco privilegiado para seus produtos e serviços, têm ampliado sua presença no evento, como pode ser comprovado pelos números colhidos pela organização da Agrishow. Na primeira edição, realizada de 4 a 7 de maio de 1994, participaram 86 empresas expositoras e um público de 17 mil visitantes. Um ano depois, o número de visitantes foi da ordem de 60 mil pessoas. Daí em diante, tanto visitantes quanto expositores foram aumentando ano a ano. Em 2008, em sua 15ª edição, o evento reuniu 774 expositores nacionais e internacionais e atraiu 140 mil visitantes de diferentes países. Em 2000, atendendo a uma demanda que vinha sendo detectada desde a primeira edição da feira, os organizadores criaram, dentro da própria Agrishow Ribeirão Preto, a Feira de Pastagem e Fenação, um espaço específico para os produtores de insumos para gado. Esse novo evento dentro da grande feira contou, já naquele primeiro ano de realização, com 30 expositores, que receberam 38 mil visitantes, sendo 500 estrangeiros. Também nesse ano, o Sebrae-SP patrocinou a presença de 48 empresas de pequeno porte, que fecharam mais de 700 negócios, com um rendimento total de R$ 903 mil, durante a feira, e expectativas de negócios futuros estimados em R$ 7,8 milhões. A quarta edição desse segmento específico da Agrishow Ribeirão Preto, em 2003, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, a Pastagem e Fenação é um dos setores da feira que mostra equipamentos, insumos e serviços específicos do segmento, tem uma programação própria de demonstrações dinâmicas, que permite ao pecuarista conhecer os mais recentes avanços relacionados com a sua atividade.

Show de demonstrações

As demosntrações dinâmicas são o grande fator diferencial da Agrishow Ribeirão Preto. O momento em que “as empresas que confiam no seu taco” – na expressão do ministro Roberto Rodrigues – não só expõem seus produtos de forma estática, mas demonstram também a sua eficiência e produtividade, ou seja, as qualidades intrínsecas que de fato interessam ao cliente em potencial. Para eles, é o momento de tirar dúvidas comparando o desempenho de equipamentos similares. Para os fabricantes, é a hora da verdade, de provar a superioridade dos seus produtos. Desde 2004, as demonstrações são classificadas em três grupos: agricultura empresarial, agricultura familiar e pecuária. A principal preocupação dos organizadores é com o respeito às regras destinadas a garantir uma participação totalmente ética e imparcial. A Agrishow Ribeirão Preto poderá sofrer mudanças nas próximas edições, mas sempre em função das necessidades do dinâmico setor agropecuário nacional. Todas elas, porém, deverão se condicionar ao compromisso assumido há praticamente quinze anos atrás pelas entidades organizadoras, de fazer da Agrishow uma grande e eficiente “vitrine de tecnologia” e uma feira “essencialmente de negócios”


Nenhum comentário:

Postar um comentário